Fomento ao diálogo e aos direitos humanos

A reportagem produzida para a edição 554 da Revista Cidade Nova comemora os 40 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese). Durante este período, diversos projetos apoiados pela organização se destacaram e cresceram. Entre eles está o trabalho das organizações que iniciaram a construção de cisternas para captar água da chuva no Nordeste, com a Articulação do Semiárido (ASA), que hoje coordena o maior programa público de acesso à água no mundo. Há também o Grupo Cultural AfroReggae, reconhecido nacional e internacionalmente, que começou como iniciativa voluntária de alguns jovens e atualmente é referência na inclusão e no combate à violência através da arte. Um de seus projetos beneficia mais de 1.200 pessoas.

Todas as diferenças doutrinárias se rendem diante da necessidade do outro, da urgência em procurar atender aqueles que estão mais vulneráveis e fragilizados

Eleni Rangel, presidente da Cese

Desde 2001 a Cese também se articula anualmente na campanha Primavera para a Vida. Em 2011, o tema foi a justiça ambiental. Outra campanha permanente da organização é Ação para Crianças, que já beneficiou mais de 20 mil crianças em todo o país desde 2007. O objetivo é incentivar as pessoas a se organizarem numa ação de mobilização de recursos. Ao final das ações, a Cese dobra os valores arrecadados e os destina para projetos em defesa desses direitos.

Além disso, junto com outras organizações ecumênicas, a Cese participa de um dos trabalhos relevantes do Fórum Ecumênico Brasil: as Jornadas Ecumênicas, que mobilizam cerca de 500 pessoas de diferentes expressões religiosas e movimentos sociais do país. Em 2011 o foco foi a juventude, resultando numa carta de compromisso e campanhas contra a intolerância religiosa e a violência juvenil, além da aproximação de pessoas de diferentes credos e abertura ao diálogo.

Confira o pdf da reportagem Fomento ao diálogo e aos direitos humanos