Escritora e jornalista, Ana Wolfe nasceu em Santo Antônio da Platina, norte pioneiro do Paraná. Cursou jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e começou a carreira na sua cidade natal, como revisora e responsável por um encarte infantil.
De lá, partiu para uma jornada de quatro anos como voluntária em movimentos sociais, exercendo diferentes funções, desde a revisão editorial e gráfica para suplementos especializados até a organização de eventos, palestras e cursos de caráter institucional. Deixou o Brasil e a profissão em 2009 para continuar essa experiência de busca do conhecimento interior.
Ao voltar para o jornalismo, em 2011, passou a trabalhar com sociedades civis organizadas e com meio ambiente. Atuou um ano como assessora de imprensa no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da ESALQ/USP, e há cinco anos mantém a seção Sustentabilidade na revista Cidade Nova. Atualmente, além dos trabalhos como freelancer, é diretora de comunicação no Instituto Agir Ambiental, em projetos na área de comunicação e sustentabilidade, organização que ajudou a fundar em 2016.
Depois de 10 anos de carreira, decidiu mudar de rumo e passou a se aventurar pela literatura, em uma busca incessante pelo reencantamento com as palavras. Descobriu-se escritora em 2018, quando participou da antologia Entre Nós, organizada pelo escritor Tiago Novaes.
Desde então, tem dividido o tempo entre as pautas e um mundo que ainda existe somente na sua cabeça. Sua batalha diária tem sido tirá-lo dali.
O mar tem dessas coisas, devolve tudo depois de um tempo, especialmente as lembranças.